Robert Wyatt , músico inglês do Soft Machine e Matching
Mole, com um inconfundível vocal e estilo tocando bateria quase beirando ao
Jazz, elementos incorporados em suas bandas e em sua carreira solo. Em 1970
após uma turnê caótica, Três discos com o Soft Machine e brigas constantes
lançou seu primeiro álbum solo, “The end of an ear” e montou o Matching Mole
com uma maior atenção à música instrumental, depois de dois discos, e um outro
com músicos convidados preparavam-se para um novo trabalho quando em julho de
1973 durante uma festa Wyatt pulou da janela no terceiro andar com sérias
conseqüências, ficou sem os movimentos da cintura para baixo e confinado a uma
cadeira de rodas.
A lesão o obrigou a parar de tocar bateria e colocou um fim
ao Matching Mole, mas seguiu com trabalhos próprios e músicos convidados como
Mike Oldfield, Ivor Cutler e Fred Frith (Henry Cow), trabalhou com Nick Mason
(Pink Floyd) e Brian Eno também e afundou novamente no Jazz até com pitadas de
música africana. Seus trabalhos nos
anos 80 passaram a ter uma conotação política e a sua interpretação de
“Shipbuilding” de Elvis Costelo foi uma clara demonstração contrária à guerra
das Malvinas entre Inglaterra e Argentina e alcançou as paradas inglesas.
Suas limitações não o impediram de trabalhar constantemente,
lançou diversos álbuns e participou de diversos projetos e continua trabalhando
com música sempre e com o reconhecimento de uma geração atual que serve de
referência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário