quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL LO-FI vol.1 - Polidoro discos - 2014

Natal Lo-fi Vol1 cover art
https://polidorodiscos.bandcamp.com/album/natal-lo-fi-vol1

Natal Lofi vol1 - POLIDORO DISCOS 

Eu não sei o que acontece todo final do ano, mas consigo pensar em culpados para tais atitudes desmedidas e feita às pressas! Eu culpo a pressão propagandista pelo dever de presentearmo-nos com alguma coisa que seja nesse período natalino. Seja um conjunto de meias ou aquele brinquedo/adereço da novela da moda, cada um faz o que pode! 

Eu, por exemplo, acho que posso ajudar escrevendo. Acredito que o Vinicius Dias, do projeto DIAZ e da banda Sin Ayuda, também pensa da mesma maneira que eu. Por isso, ele me convidou para escrever sobre uma coletânea de Natal Lo-Fi que está sendo lançado nesse momento pela Polidoro Discos. Um selo novo, lançado nesse ano e que abraça artistas dos mais diversos. Pode ser uma alta produção feita no estúdio da hora ou aquela gravina feita em casa, no melhor estilo faça você mesmo. 

Então, de uma hora pra outra, uma semana atrás, o Vinicius teve a ideia de realizar uma compilação com artistas brasileiros fazendo covers ou versões de artistas de qualquer lugar do mundo ou estilo que eles gostassem. Puxa daqui, empurra dali, muitos papos no facebook e não é que a ideia vingou? 

Doze artistas desse enorme pais continental (aprendemos esse termo na Copa do Mundo, (confere?) se reuniram, gravaram em seus estúdios caseiros da maneira que puderam e mandaram suas versões de artistas consagrados como Syd Barret, Dinosaur Jr, Velvet Underground ou de nomes que eu assumo aqui, não tenho o conhecimento devido como Saba Lou e POND. 

Se você me pergunta se eu considero isso um problema, te direi que não acredito que seja. Tanto quanto o pais Brasil, o mundo é gigantesco e sempre deixamos alguma coisa passar despercebida. Ainda mais nesses momentos de internet e das diversas informações em mão. Sendo assim, esse tipo de atitude não só te apresenta novos nomes da música brasileira, mas da música do mundo em versões diferentonas. 

Sejam bandas de nomes (escritos) estranhos como “C∆t∆v∑n7ø” (Lê-se Catavento), o folk polaristico do Fil, o rock lo-fi em versão Dino Jr do Amandinho ou rock mais clássico do Ciro Madd.Tudo isso com uma capa bacanuda do Mario The Alencar, que também participa da parte musical da mixtape. 

No fim das contas, a ideia de reunir várias pessoas para um ritual de passagem funcionou bem pelo menos para a música. Você pode não curtir todas as versões apresentadas neste coleta, mas com certeza você vai se dá o trabalho de conhecer os artistas que colocaram a mão na massa e os que foram visitados. Se você fizer isso, acho que todos nós sairemos ganhando em 2015! 

Por: Diego Albuquerque (Hominis Canidae)

Nenhum comentário:

SEE THROUGH DRESSES / horse of the other world - 2017

2017 Dreampop do Nebraska, com influencias de Slowdive e uma pá de bandas dos 90.