Entre os diversos tributos criados, este vem a ser o mais inteligente, realizar uma homenagem a um grupo que nunca existiu. Rutles era pra ser uma paródia aos Beatles, algo fictício criado por Eric Idle e Neil Innes (Monty Phyton) para a televisão, o projeto foi uma surpresa e o fato de tempos após a sua criação em 1970, tornar-se motivo de culto, e canções como "Babe, let me be" ou ""I Must Be In Love"" que fizeram um total de 20 canções e este tributo, nos fazem perceber o quanto é interessante esse projeto.
Mesmo após não se creditar algum sucesso a intenção, a coisa se transformou tanto que, o que era algo imaginário, virou real. Foi criada uma banda em torno do projeto, e aparições na televisão (BBC) na séria britânica "Weekend television Rutlans" e "Saturday night live" fizeram muito sucesso e até gravaram um documentário em 1979 chamado "All you need is cash" contando a ascensão e queda dos Rutles, mais uma vez, comparando com os Beatles, com trilha-sonora e tudo mais, gerando até hoje material em vídeo e áudio de algo que era uma simples brincadeira.
A verdade é que George Harrison gostou, a ironia apresentada na sátira muitas vezes bateu com a realidade, John Lennon avisou para terem cuidado, pois poderiam ser processados pela gravadora que detinha os direitos devido a forte semelhança nas canções, Ringo Star gostava das cenas mais alegres, e Paul McCartney apenas disse "Sem comentários", mas sua esposa na época, Linda, rachava de rir com o grupo. A Apple e os Beatles concordaram em ceder as imagens de show para utilização nas cenas ao vivo coladas aos Rutles, e mais tarde, saiu até um álbum chamado "Arqueology", uma brincadeira com "Anthology" dos Beatles.
O título Rutles - Highway Revisited é uma clara alusão ao álbum "highway 61 revisited de Bob Dylan, e a imagem da capa é uma paródia à "Their satanic majesties request" dos Rolling Stones.
Este tributo lançado em 1990 pela Shimmy disc, pode ser considerado um dos melhores trabalhos de Kramer (Músico e produtor de grupos como Galaxie 500, King Missile, Bongwater, etc) como produtor e engenheiro de som, e um dos melhores tributos já realizados em todos os tempos.
Set List:
Nenhum comentário:
Postar um comentário